Elas Transformam

Objetivo

O Programa de atendimento Elas Transformam estrutura projetos e ações permanentes e descentralizados em comunidades do Distrito Federal e Goiás com o objetivo de promover condições favoráveis à promoção da igualdade de gênero, por meio de programas preventivos, assistenciais, de profissionalização e bem estar físico e emocional da mulher. Todos os projetos realizados são pela Rede Elas Transformam são estruturados a partir de eixos específicos, no intuito de atender as peculiaridades e
características individuais do púlbico alvo bem como interesses coletivos de cada comunidade beneficiada. Os referidos eixos são assim classificados: 1); Prevenção de Violência de Gênero; 2) Promoção de Cultura de Paz e Não Violência; 3) De Saúde e Bem Estar; 4) Educação e Profissionalização e 5) Promoção Sociofamiliar.;

Núcleos

REGIÃO SOL NASCENTE

Atuamos na região do Sol Nascente, localizado no St. Chácaras P Norte, SH Sol Nascente, Ceilândia, Brasília/DF. O espaço é uma creche que funciona de segunda à sexta, mas destinado ao acolhimento de mais de 50 mulheres da região, aos domingos, para a realização do programa de Roda de Conversas.

REGIÃO VILA DO BOA

Estamos iniciado a atuação na região de São Sebastião, no Instituto De Artes Nivaldo Nunes, Rua Nacional Vila Do Boa, Brasília/DF. Buscamos atuar em atenção as crianças e as mulheres dessa região, devido a pandemia ainda não conseguimos iniciar a Roda de Conversa, que estão programadas para serem iniciadas em 2021.

Coordenação

COORDENAÇÃO GERAL ELAS TRANSFORMAM

Amanda Leite Ferreira

COORDENAÇÃO JURÍDICA

Hanna Karla Gomes Pinto

Regina Luisi Simões Antunes de Moura Andrade

COORDENAÇÃO DE MÍDIA E INTEGRAÇÃO

Camila Fernandes Souza Neves

PEDAGOGA

Mariana Viana Borges

Atuação

Projeto Lélia

Atualmente a ONG Transforma Vidas atende um total de 1.460 crianças e adolescentes de 12 cidades satélites do Distrito Federal e Entorno. No entanto, percebemos que a participação das mães e avós no cuidado e educação dessas crianças é ativa, tornando esse um público muito importante de atuação da Transforma Vidas sobretudo para promoção da paz e não violência, seja no contexto doméstico ou em suas comunidades. 

Além disso, o trabalho preventivo de orientação e sensibilização das formas de violência, sobretudo as doméstica e familiares, é um poderoso instrumento para evitar situações de agressões nos lares e de romper com ciclos de violências, apoiando as mulheres nas denúncias e na estruturação de novas possibilidades de vida.

Dessa forma, procura-se atuar a partir de uma perspectiva da prevenção primária, desenvolvendo discussões e debates sobre o papel de multiplicadoras e protagonistas dessas mulheres nesses espaços e as possibilidades de se desenvolver relações e comunicações não violentas, seja na educação das crianças, seja no convívio comunitário, através de Rodas de Conversas.

Ao mesmo tempo, espera-se atuar na perspectiva da prevenção secundária, orientando e sensibilizando as mulheres sobre formas de romper com os ciclos de violência e realizar as denúncias nos órgãos da rede competentes.